Pular para o conteúdo

Thomas Friedman, autor da teoria e do livvro O Mundo é Plano

Thomas Friedman, autor da teoria e do livvro O Mundo é Plano, comentou que esta é uma guerra de um homem com uma estrategia do século XVIII em pleno século XXI. Ele invade um país livre dizendo que essa nação quer a Europa quando na verdade “o melhor para ela” é estar no regaço da “mãe Russia”. Mentiu dizendo que estavam na fronteira somente para fazer exercícios militares, mas mostrou que estava executando um planejamento de anos. E agora diz que o que está fazendo não é guerra, mas “operações especiais”. Estamos assistindo de camarote a ação de um homem com nível de consciência arcaico, “pré moderno”, em pleno 2022!
Ao mesmo tempo o mundo avançou e a tecnologia trouxe uma conexão pós moderna que não acompanha essas mentes pré historicas. A Russia ficou isolada com uma reação que nada tem a ver com tanques ou aviões de guerra. As redes sociais (Instagram, Facebook,, Tik Tok etc.) boicotam e banem a Russia, A Apple expulsa músicas russas, sem contar as ações de instituições como FIFA, COI, etc. O poder hoje está distribuido e mesmo um ditador estilo Hitler está limitado diante desse cenário. Mas ele parece não perceber isso. Acabo de vê-lo na TV falando para mulheres do setor da aviação (cena totalmente armada, patética) com uma postura aparentemente segura, dizendo que está tudo bem, o plano está sendo realizado, e que a economia está preparada para todo o boicote mundial.
Que bizarro é o mundo do século XXI com figuras de poder da pré história! Mostra um contraste assustador porque estas pessoas com armas tornam-se verdadeiras ameaças, atuando como imperadores romanos num mundo que já tem carros autônomos, metaversos, inteligência artificial etc. A década de 1940 já tinha presenciado isso. Quem diria que o século XXI também presenciaria.
A história avança mas essas pessoas seguem aparecendo e impactando esta mesma história. E o mais incrível, muitos destes poderosos são apoiados pela maioria dos habitantes de seus países.
Algum dia conseguiremos mudar essa realidade?

#russia #guerra #ucrania #putin #geopolitica #tecnologia #redessociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *