Fico muito feliz quando vejo o interesse de algumas empresas em conhecer mais sobre os Níveis de Consciência, porque sei que este tema pode ajudar pessoas e culturas a evoluir a formas mais humanas, conscientes e planetárias de atuar.
Foi o que vivi hoje ao dar uma aula sobre este conteúdo pela Fundação Dom Cabral para o Programa de Liderança Transformation da EY (Ernst Young).
Dialogamos sobre os diferentes níveis de consciência e como uma empresa deste porte pode transitar por eles, ao mesmo tempo que “ascende” a níveis mais amplos. Os desafios atuais que o mundo nos apresenta pede outra forma de ver e atuar: lidar com paradoxos e ambiguidades (não há um certo e errado absolutos; não há só preto e branco mas um espectro de cores e tons); ser capaz de conectar-se com o diferente e plural; saber estabelecer vínculos; conectar-se com o planeta em todas suas manifestações etc.
O mundo demanda outro tipo de liderança e cultura organizacional!
Estamos vendo hoje, para nossa surpresa, os 5 continentes alarmados e paralisados diante de uma ação de um homem e sua “equipe” em um nível de consciência primitivo, mas sem nada que os pare ou nos faça esperar um desfecho positivo. É assustador ver o que niveis de consciencia baixos – com poder – podem provocar no mundo.
Que esta dura experiência nos deixe como lição que precisamos, como especie, ascender aos níveis de consciencia superiores, se não quisermos perecer como Sapiens. Isso é urgente para individuos, grupos, sociedades e , claro, para as Organizações, que são parte fundamental da cultura de todos os países. Transformando empresas poderemos transformar o mundo.
Obrigado EY, Fundação, e todos que participaram deste incrível Programa! E vamos em frente para continuar transformando!
Ana Cristina Dutra Ana Costa Couto Luanda Krause de Albuquerque
#niveisdeconsciencia “#fredericlaloux #areinvençãodaempresa #reinventandoorganizações #empresas #transformation #liderança #fundaçãodomcabral #EY